Toque em Homenagem aos Orixás do Ialorixá Cláudia de Oxum Docô

Toque em Homenagem aos Orixás do Ialorixá Cláudia de Oxum Docô

Ilê de Oxum Docô Nação Jegê Ijexá
Ialorixá Cláudia de Oxum Docô
Rua Herbert Germano Scheneider, 161
Jardim Algarve – Alvorada/RS
Fone/Whats: (51) 98639.8517

 

A Sacerdotisa Cláudia de Oxum Docô, afro descendente de renomadas Bacias: Bisneta do saudoso Pai Paulino de Oxalá (Bairro Auxiliadora – P.A), Neta da saudosa Mãe Antônia de Bará Elupandá, Filha da saudosa Mãe Ieda de Xapanã (Alvorada/RS). Após a partida para Orun de sua Mãe Ieda, Mãe Cláudia iniciou sua trajetória como Ialorixá tendo construído uma numerosa família, admiração de muitos e alguns seguidores. Amados Filhos que vêem construindo suas caminhadas religiosas sob o Axé de Oxum Docô. Dentre esses Filhos destacamos Wagner de Ogum, Valter de Xangô, Ana de Iemanjá, Gabriela de Iemanjá, Tais de Iemanjá que cumpriram preceitos com seus Orixás e ainda o Sacerdote Roberto de Agodô que confirmou todo seu Panteão de Orixás e celebrou sob a Bandeira de Oxum Docô os 17 anos de Assentamento de seu Orixá de Ori e sua África.

Os preceitos no Ilê de Oxum Docô tiveram início em 09 de junho e foram concluídos em 15/07 com o toque alusivo aos 17 anos de vasilha de Xangô de Roberto de Agodô e dia 24/07 farta mesa oferecida aos Orixás Ibejiis seguida do magnífico toque de terminação e conclusão das obrigações de todos que ao longo deste período cumpriram preceitos com seus respectivos Orixás. Os serões, toques, ambas as mesas aos Orixás Ibejiis e toque de terminação estiveram a cargo do Alabê Kristoffer de Agandju e Equipe. Dentre os visitantes destacamos a ilustre presença da Ialorixá Tereza de Bará (do alto de seus 87 anos de vida, participou dos serões, mesas e toques), Rosa de Iansã (madrinha de Ori de Roberto de Agodô); incansável do início ao final das obrigações, Mãe Solange de Iansã, Mãe Any de Oxum (Alvorada), acompanhadas por seus respectivos filhos de santo, e, Mãe Cenira de Xapanã representada por seu filho Amister de Obá.

Mãe Cláudia agradece aos seus Filhos pela confiança depositada no Axé, as amigas Mãe Tereza de Bará, Rosa de Iansã e Mãe Solange de Iansã pelo apoio do início ao final dos preceitos no Ilê de Oxum Docô, aos demais Filhos do Templo pela dedicação, organização, pela farta culinária oferecida aos participantes. Em especial a Mãe Oxum Docô pelas boas respostas na vida de cada um dos seus.
Roberto de Agodô agradece a acolhida no Axé de Oxum Docô bem como as Goas por onde passou que lhes renderam conhecimentos, ensinamentos e fundamentos; pelas quais nutre profundo respeito.

Fotos Yá Vera Hugo de Oxalá Orumilaia
Dir. Administrativo Jornal Hora Grande
Whats: (51) 99778.6962

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *